Blog Ative Seu Corpo

Tenho lombalgia (dor nas costas) ou hérnia de disco, posso fazer CrossFit?

Índice:

Tenho lombalgia (dor nas costas) ou hérnia de disco, posso fazer CrossFit?
Hérnia de Disco; lombalgia

Tenho lombalgia (dor nas costas) ou hérnia de disco, posso fazer CrossFit?

Pode ser que você procure um médico e ele diga que você não deve fazer CrossFit. Esse, no entanto, é um equívoco.

A verdade é que o CrossFit oferece o ambiente perfeito para a recuperação de alguém que sofre com dor nas costas. Desde que você procure o box certo…

Ao escolher um box de CrossFit tradicional, onde o ambiente é competitivo e o que vale são a intensidade dos treinos e a superação de limites, com certeza você terá problemas.

Porque em um ambiente assim, onde os exercícios são feitos com velocidade e sem controle, perdem-se alguns fatores-chave para a proteção da coluna, como a respiração e a pressão intra-abdominal.

Esses fatores são conseguidos apenas com o desenvolvimento da consciência corporal, algo impossível de se atingir em um ambiente onde a intensidade e a velocidade predominam.

Porém, se você procurar um box onde o ambiente é controlado e os exercícios são executados de forma controlada, como já dissemos, você terá o ambiente perfeito para a sua recuperação.

Quando falamos em exercícios controlados nos referimos, principalmente, ao controle de carga e ao controle do volume de treino.

Em outras palavras, você vai fazer todos os exercícios do CrossFit, porém sem seguir a dinâmica do CrossFit tradicional. Ou seja, todos os exercícios serão executados de forma controlada e irão atuar em benefício da sua recuperação.

E mesmo que tenha uma dor crônica você pode praticar CrossFit, desde que seja nessas condições: de forma controlada e fazendo toda a transição que começa no agachamento, transfere para o deslocamento, depois para o Good Morning e por último as variações que esses exercícios permitem.

Leia o artigo: Lombalgia e hérnia de disco no CrossFit, como evitar e tratar?

Assim você conseguirá tratar a dor e evoluir sua prática dentro dessa dinâmica.

Evitando, sempre, aquela questão que já falamos de querer superar limites. Faça tudo dentro dos seus limites e, se possível, ainda trabalhe com uma margem de segurança.

Então seu próprio corpo vai mostrar quando chegar o momento de ir além desses movimentos e mudar o seu treino.

Mas para isso, além de um bom box, você também precisa de um bom treinador.

Como identificar se o treinador é bom para orientar os treinos de recuperação?

O papel do treinador nos treinos de recuperação no CrossFit é fundamental.

Mas como identificar se ele tem o perfil ideal para conduzir esses treinos?

Algumas pessoas não consideram um treinador bom a menos que ele as faça saírem “destruídas” do treino. Mas esse não é o tipo de treino que uma pessoa em recuperação precisa.

É claro que é bom sair cansado no final, mas aquele cansaço tranquilo, que passa a sensação de missão cumprida.

Não aquele cansaço que deixa a pessoa estruturalmente abalada, com dor articular, dor muscular.

A dor muscular sempre vai existir, mas não pode ser nada que impeça alguém de subir uma escada ou sair da cama sem sentir dor.

Se isso acontecer, é sinal que ele está passando do ponto.

Mas se a pessoa está conseguindo jogar seu futebol e fazer suas atividades do dia a dia sem dor, é sinal que o treinador está no caminho certo.

Outro ponto a considerar em relação ao treinador é se ele observa os movimentos e faz as correções necessárias.

Ele verifica se a coluna está na posição certa, se o joelho está legal, pede pra fazer os movimentos com calma e dar uma respirada de vez em quando? É sinal que ele demonstra preocupação e irá conduzir os treinos de forma responsável.

É válido contratar um personal no CrossFit para ajudar na recuperação da dor nas costas?

Sim, é super válido contar com o apoio de um personal dentro do CrossFit para orientar na fase inicial dos treinos e conduzir esse processo de transição.

Nesse momento em que você se encontra com sua estrutura mais frágil e precisa ter muito cuidado, será ótimo ter alguém observando você mais de perto.

personal
personal

Você pode contar com a ajuda do personal pelo menos uma vez por semana, quando ele vai indicar quais exercícios você pode fazer, quais não pode fazer, e nos demais dias da semana você pode treinar sozinho e seguindo essas orientações.

Leia: Quais exercícios não se deve fazer em casos de dor nas costas ou hérnia de disco

Antes de mencionar quais exercícios não devem ser feitos nos casos de lombalgia e hérnia de disco, é muito importante falar que cada caso é um caso.

Na hérnia de disco, por exemplo, a pessoa pode herniar para a frente, para trás, para o lado direito ou para o lado esquerdo.

E cada pessoa tem os seus sintomas específicos. Por exemplo: algumas pessoas sentem mais a extensão da coluna. E para outras pessoas a extensão de coluna vai ser boa porque, dependendo da posição da hérnia, ela vai ajudar a deslocar o núcleo para dentro.

Já a flexão, que é o arredondamento da coluna, não é indicada para ninguém, porque nessa posição as vértebras não estão distantes, o que acaba colaborando para que o núcleo possa se deslocar e sair.

Resumindo, em algumas pessoas se faz a extensão de coluna para começar a movimentar esse núcleo para dentro. Em outras a extensão vai fazer com que a dor irradie pela perna, que vai fisgar ou perder a força.

Por isso destacamos que cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente para que seja montado um treino de acordo com as condições físicas de cada um.

No artigo: “Crossfit: quais exercícios são bons e ruins para quem tem lombalgia ou hérnia” explicamos detalhadamente os cuidados e orientações para seus treinos.

Importante destacar que estudos demonstram que evitar remédios como analgésicos e anti-inflamatórios também colaboram para que haja uma absorção mais rápida. Isso porque os remédios eliminam a dor, que é um parâmetro importante para indicar o que a pessoa pode ou não fazer.

CONCLUSÃO

Sofrer com dor nas costas ou com hérnia de disco não é um impeditivo para você voltar aos treinos de CrossFit.

Muitas pessoas, inclusive, nem sabem que têm hérnia de disco e treinam normalmente. Outras sabem que tem, mas não tem sintomas e treinam também.

O mais importante de tudo é saber como você se sente. Você sente rigidez, sua coluna está travando, você sente dor?

É a sua condição física que irá determinar como serão seus treinos.

Os treinos de CrossFit são ótimos para ajudar na recuperação de quem tem hérnia de disco, quando feitos de forma controlada.

Isso envolve escolher um box que ofereça segurança e treinadores capacitados para orientar seus treinos.

E quando você ficar em dúvida se deve ou não voltar aos treinos, pense que ficar parado nunca será a melhor solução.

A atividade física vai melhorar o funcionamento do seu corpo como um todo, fazendo os ajustes necessários, reorganizando e redistribuindo as sobrecargas para aliviar os pontos de tensão existentes.

Você está procurando um box para treinar com segurança e cuidar da sua recuperação?

Clique aqui e agende uma aula experimental no CrossFit Chácara. Aqui você encontrará um ambiente seguro e com treinadores qualificados para orientar seus treinos.

  • Formado em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado- Cref 048735
  • Especializado em Fisiologia do Exercício (CEFIT)
  • Pós graduado em Pilates (Unip)
  • CrossFit level 1/2
  • Praticante e treinador de CrossFit desde 2010
  • Pós graduado em Biomecânica do Exercício- do esporte a prática da atividade física e Reabilitação
  • Proprietário e Head Coach do Crossfit Chácara, fundada em 2012.