Blog Ative Seu Corpo

Por que o agachamento é tão importante no Crossfit?

Índice:

Se você já pratica Crossfit, sabe que o agachamento é parte de qualquer programa de treinamento. Há muitas maneiras de executar esse exercício: com a barra, halter, ou até mesmo usando apenas seu peso corporal.

Você já se perguntou por que o agachamento está sempre marcando presença nos treinos?

A resposta é simples: esse é um exercício importantíssimo para a reeducação funcional do seu corpo. Isso é, ajuda a ensinar seu corpo a fazer movimentos de maneira mais precisa e saudável.

O agachamento, feito do jeito correto, vai ajudar a aumentar seu desempenho no Crossfit de forma geral.

Pergunte para qualquer treinador: o agachamento é uma das melhores maneiras de melhorar sua força, mobilidade e elasticidade. Entenda melhor por que esse exercício é a base de um programa de treinamento eficaz.

Tenho problemas no joelho ou coluna. Posso fazer agachamento?

Com o acompanhamento apropriado, pode sim. Um fisioterapeuta do esporte é o profissional que você pode procurar antes de praticar qualquer tipo de exercício e deve procurar principalmente se você já se machucou outras vezes ou está com alguma dor em atividade.

Se você tem problemas no joelho ou coluna, existem grandes chances da causa estar relacionada com os seus padrões de movimentação. Um fisioterapeuta do esporte está preparado para encontrar as causas do problema.

Após uma avaliação individualizada, esse profissional irá recomendar um programa de treino personalizado. Assim, você pode fortalecer as musculaturas de estabilização do joelho e coluna para treinar com segurança. Isso tira a carga dos movimentos das articulações.

O treino do agachamento, quando acompanhado por um fisioterapeuta do esporte, pode ajudar a reduzir as dores e prevenir futuras lesões, ou mesmo o agravamento do quadro atual.

Importante: se você tem problemas no joelho ou coluna, a atenção com os exercícios deve ser redobrada! Colocar uma carga muito alta ou executar os movimentos de maneira incorreta pode agravar o problema. Conte sempre com a orientação de um profissional.

Agachamento ajuda a perder peso?

Ajuda sim! Na verdade, esse é um dos seus maiores aliados para queimar gordura e tonificar o corpo.

Um estudo realizado em 2013 analisou, por oito semanas, os benefícios para a saúde do treino com agachamentos. O resultado? Uma redução no percentual de gordura corporal e aumento da massa magra em todos os participantes.

Fortalecer as musculaturas de estabilização e aumentar a resistência do seu corpo são fundamentais para qualquer programa de treinamento.

O agachamento é um ótimo exemplo de exercício que trabalha o corpo todo. Os benefícios são muitos.

Fortalecimento e desenvolvimento muscular

Quando falamos de agachamento, a primeira vantagem que todo mundo lembra é o fortalecimento das pernas. Mas esse é um movimento complexo, que envolve todo o corpo.

O foco são os quádriceps e a musculatura de suporte à coluna. O fortalecimento desses grupos musculares traz benefícios como a melhora da postura. Assim, além de evitar dores e lesões, o agachamento ajuda a melhorar a qualidade dos outros movimentos.

A eficácia e qualidade do seu treino aumenta muito quando você capricha no agachamento!

Dica: Encoste a mão no chão!

O segredo da boa execução na maioria dos exercícios está no foco externo, olhando para um alvo, ao invés de olhar para tantas articulações envolvidas no movimento.

Estimula a produção de hormônios para o desenvolvimento muscular

Sabia que o agachamento também ajuda a aumentar a eficácia dos outros exercícios do seu programa de treino?

Quando diversos grupos musculares estão em atividade intensa, o corpo incrementa a produção de testosterona, ocitocina e GH, por exemplo. Esses são hormônios essenciais para o desenvolvimento muscular.

Ou seja, mesmo que o resultado mais visível de fazer agachamentos seja nas coxas, todos os músculos do corpo estão se beneficiando do exercício.

Mobilidade e flexibilidade

Quando o assunto é Crossfit, melhorar a flexibilidade não está entre os objetivos mais urgentes dos atletas. Mas deveria! Isso porque ela tem um papel fundamental na qualidade de todos os exercícios.

Uma boa flexibilidade significa que as articulações conseguem entregar todos os graus de movimento disponíveis. Isso porque seu corpo está dentro de movimentos de alta complexidade, sendo desafiados não só pela força ou condicionamento, mas também desafios de coordenação e agilidade.

No agachamento, seus tornozelos, joelhos, quadris e até mesmo os punhos, terão a mobilidade testada! Ganhar força muscular para sustentar as articulações é fundamental para dominar o exercício. E saber orquestrar força, mobilidade, velocidade e equilíbrio dentro de um movimento, é o desafio!

Agachamento: um coringa para o plano de treino

Agora você sabe: fazer agachamentos é essencial para quem quer melhorar a qualidade do treino e a execução dos movimentos! Então, é fácil entender o motivo desse exercício ser tão importante quando o assunto é Crossfit.

Variações do Agachamento

Desde o iniciante até o atleta profissional: o agachamento vai marcar presença no plano de treino. Isso porque é um movimento muito versátil.

É fácil adaptar o agachamento com variações no número de repetições e quantidades de carga. Além disso, existem diversos tipos de agachamento, aplicados de acordo com a necessidade do atleta:

Front Squat

O Front Squat, ou agachamento frontal, é um movimento no qual a barra está apoiada sobre os ombros e à frente da cabeça, e é essencial na preparação de atletas do levantamento de peso olímpico. Ótimo para corrigir e fortalecer o core e parte superior das costas.

Back Squat

O Back Squat, por sua vez, é um movimento no qual a barra está apoiada sobre os ombros e atrás da cabeça e é perfeito para quem quer dar ênfase ao treinamento dos glúteos, sendo a melhor opção para quem quer desenvolver a musculatura da parte inferior do corpo.

Lunge

Esse agachamento é feito com um pé na frente e outro atrás, também conhecido como afundo. É uma boa forma de trabalhar a força mais isolada entre as pernas e principalmente o equilíbrio.

Essas variações (e muitas outras!) permitem a individualização e diversificação do treino. Isso é, com a ajuda de um fisioterapeuta do esporte, é possível ajustar e personalizar os exercícios tendo em mente as necessidades específicas do atleta, machucado ou não.

Para atletas e para o dia a dia

Não são só os atletas de alta performance que podem aproveitar os inúmeros benefícios do agachamento. Como esse é um exercício completo, é perfeito para quem tem pouco tempo para ir à academia e precisa cuidar da saúde do corpo.

E aí, entendeu porque o agachamento está sempre marcando presença no seu treino de Crossfit? Então, nada de fugir desse treino! Ele vai aumentar a eficácia de todos os outros exercícios.

Não deixe de acompanhar nossos artigos para descobrir mais curiosidades e encontrar dicas para melhorar o seu desempenho no treino!

  • Fisioterapeuta pela Universidade de São Paulo (USP)
  • CREFITO 3/348936 F
  • Cursando Especialização de Fisioterapia no Esporte e no Exercício do Instituto Central do Hospital das Clínicas
  • Atendendo atletas do alto rendimento do Clube Paineiras do Morumby e atualmente na fisioterapia do Clube São Paulo.
  • Atendimentos particulares de fisioterapia em atletas e sessões de massagem esportiva
  • Ciclista de longa distância, completando a distância de 600 km em 36 horas pelo Clube Audax Floripa em 2017.
  • Pratiquei Crossfit no Box Moema e Campo Belo em 2016.