Por que dizem que Crossfit causa lesões?
Antes de responder esta pergunta, vamos conhecer melhor o Crossfit.
É notório que um dos exercícios físicos mais procurados é o crossfit. A modalidade esportiva Crossfit é uma atividade física que abrange um dos programas de treinamento de força e condicionamento físico geral que mais cresce em número de adeptos, além de contar com mais de 10.000 academias conveniadas pelo mundo.
O modelo de treinamento criado em 1995 por Greg Glassman visa desenvolver o condicionamento de forma ampla, inclusiva e geral, preparando os praticantes para qualquer contingência física necessitada.
Vamos compreender como é formado o Crossfit:
- cíclicos (corrida, remo, pular corda e etc),
- levantamento de peso (levantamento de peso olímpico e levantamento de peso básico)
- movimentos de ginásticas (barras, flexões, argolas e etc).
Desse modo busca melhorar todas as capacidades físicas do atleta, como a resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
O que é WOD?
Para isso as sessões de treino seguem uma ordem que inicia com um aquecimento seguido de uma atividade para desenvolver força ou melhorar a habilidade em algum movimento específico, para somente então começar a parte de condicionamento. Todos esses componentes juntos constituem o WOD, sigla em inglês para “workout of the day” que significa “treinamento do dia”.
De acordo com o treinamento do dia (WOD), os praticantes da modalidade Crossfit seguirão os três pilares, que são realizar movimentos funcionais, em alta intensidade e constantemente variados.
O crossfit, é um método central de força e condicionamento físico, com o intuito de desenvolver uma aptidão física geral, tanto em pessoas que possuem habilidades ou em atletas de alto nível, trazendo melhorias fisiológicas e estéticas.
Entretanto, apesar das vantagens adquiridas através da prática do exercício físico, não se deve esquecer das possíveis lesões causadas através das modalidades, sendo a atenção dos profissionais da área e dos praticantes um fator de grande importância para a prevenção ou agravos de lesões.
Mas a final o Crossfit causa lesões?
Lembrando que a prática de qualquer exercício físico pode provocar alguma lesão, caso não tenha conhecimento da atividade e também não se tenha uma supervisão de um profissional capacitado da área, ou, caso haja uma prática desenfreada da atividade, o que acabará acarretando algum tipo de lesão, seja ela muscular, articular ou tendinosa.
Mas agora a grande pergunta…
Porque alguns médicos falam que o Crossfit causa lesões
O treino de Crossfit foi adaptado dos treinos dos soldados dos Estados Unidos (SWAT) com o objetivo de desenvolver a condição física de forma global.
Os treinos são muito intensos e curtos. Tem formato de combinação de exercícios potentes, um exercício seguinte logo após o outro, com pouco descanso entre eles.
São parte da prática movimentos amplos, como arranques, agachamentos e outros multiarticulares.
Como o Crossfit nasceu de um treinamento para soldados já treinados, as pessoas sem um bom condicionamento físico dificilmente dariam conta de manter o mesmo ritmo de treinamento. Um bom professor é ciente disso (ou deveria ser) e vai elaborar um treino considerando o nível dos praticantes.
Assim como em qualquer programa, existe uma exigência mínima de aptidão para que ele possa ser aplicado. O problema é exatamente o apelo dos resultados rápidos, que seduz os ansiosos por resgatar uma aptidão física e um resultado estético em curto espaço de tempo. Estas pessoas se esquecem de que o excesso de peso e a falta de um condicionamento físico adequado geralmente decorrem de anos de vida sedentária e requerem um planejamento adequado para serem corrigidos.
Quando um treinamento como o crossfit é utilizado em indivíduos sem um mínimo de aptidão, de fato o resultado costuma ser desastroso. São esses casos que resultam em lesões como tendinites, problemas musculares e até mesmo em episódios mais graves, gerando a polêmica que atualmente existe.
Em resumo, o correto não é criticar o crossfit e programas similares, e sim criticar quem o indica ou o adota sem a devida aptidão e acompanhamento profissional.
Como prevenir lesões no Crossfit
A Prevenir as lesões é algo muito importante para que se consiga treinar bem em uma determinada prática de exercício físico, com um corpo “saudável”, pois, a partir do momento em que se tem a primeira lesão, as outras ficarão muito mais susceptíveis de surgirem, uma vez que uma parte do corpo está danificada e as outras que terão que fazer seu papel de uma forma muito mais extensiva para conseguir manter o corpo em trabalho, prejudicando todo o resto.
Porém, quando se tem um conhecimento da técnica correta do exercício que será realizado, tendo um nível de segurança e de exatidão apurados, as incidências de lesões, sejam elas, agudas ou crônicas, podem ser diminuídas, tendo em vista que o exercício físico age como um fortalecedor da musculatura, um protetor para as articulações e tendões, melhorando a postura corporal, trazendo também manutenção dos músculos, dos ossos e ligamentos, prevenindo, portanto, as lesões.
A melhor forma de prevenir uma lesão praticando qualquer esporte ou modalidade é sempre contar com o acompanhamento de um profissional da área e prevenção.
Alunos que buscam essa modalidade prezam pela saúde e qualidade de vida e não visam somente obter um corpo escultural.
Em 2005, Paluska afirmou que os participantes, seja no âmbito recreativo ou competitivo, estão expostos aos riscos de lesões musculoesqueléticas associadas à prática do esporte, particularmente se o movimento ou a forma de treinamento estiverem inapropriados.
Quais são os tipos de lesões
A lesão é um acometimento indesejável e desagradável na vida do atleta ou praticante de atividade física. Aqueles que treinam Crossfit arduamente e com frequência no limite do corpo, principalmente os que o realizam sem uma preparação correta e específica, fatalmente terão lesões consequentes, acompanhadas de dor, desconforto e até mesmo a incapacidade de continuar treinando.
A forma em que a lesão é relacionada com o Crossfit obedece a um padrão comum a todas as lesões nas diferentes modalidades esportivas, e decorre da sobreposição de vários fatores. Esses fatores podem ser divididos em extrínsecos e intrínsecos. Os extrínsecos são aqueles que direta ou indiretamente estão ligados à preparação ou à prática do Crossfit.
Envolvem erros de planejamento e execução do treinamento, problemas na superfície do treino, duração, força, equilíbrio e condicionamento físico. Já os fatores intrínsecos, são aqueles inerentes ao organismo, incluem anormalidades biomecânicas e anatômicas como: flexibilidade, histórico de lesões, densidade óssea, características antropométricas, composição do corpo e condicionamento cardiovascular e cardiorrespiratório.
O que são danos musculares?
Os danos musculares podem ocorrer em diferentes magnitudes dependendo do tipo de exercício, os exercícios de crossfit mais característicos são principalmente treinamento de força e corrida em plano declinado, velocidade de movimento, tempo de intervalo entre as séries, tempo de treino do indivíduo, acometendo principalmente iniciantes da modalidade.
As lesões musculoesqueléticas podem ser entendidas como quaisquer alterações que prejudiquem a função desse sistema, associadas a alterações morfológicas ou histoquímicas do tecido.
Lesões musculares ou distensões são aquelas em que há ruptura de fibras musculares na junção músculo-tendão, tendão, ou na inserção óssea de uma unidade músculo tendínea10. Estas lesões se tornam um desafio para os especialistas, por terem uma recuperação lenta afastando-os praticantes do treinamento, e são classificadas pelo tempo, o tipo, a gravidade e o local da lesão.
A função da musculatura é causar contração, convertendo energia química em mecânica, podendo ou não resultar em movimento articular. A maior parte das lesões musculares ocorre durante atividade desportiva, correspondendo de 10% a 55% de todas as lesões.
As lesões musculoesqueléticas mais acometidas no esporte são:
– Contusão, que é um trauma ou uma batida, em qualquer parte do corpo, que provoca uma compressão violenta, que pode comprometer a função dos músculos ou tendões, além de causar inflamação no local.
– Distensão ou estiramento ocorre quando as fibras musculares se alongam além do seu comprimento normal. O músculo distende-se e provoca dor, fisgada e às vezes, incapacidade de contrair normalmente.
– Câimbra que é a contração involuntária e dolorosa do músculo. Pode ser provocada por acúmulo de ácido lático ou alteração no metabolismo de alguns elementos (sais minerais, potássio, cálcio), entre outras causas.
– Tendinopatia que é a disfunção do tendão (cordão ou feixe fibroso localizado na extremidade dos músculos), como consequência da repetição excessiva de movimentos.
A modalidade Crossfit é uma atividade física que fornece amplo programa de força e condicionamento físico geral. Portanto o Crossfit promove adaptações morfo-fisiológicas, e consequente melhora na capacidade física e qualidade de vida dos praticantes. Mantém o indivíduo em perfeita funcionalidade, saudável, além de prevenir distúrbios e doenças correlacionadas.
O Crossfit causa lesões em indivíduos que praticam o esporte de maneira errônea, ignorando o limite do proprio corpo, em pessoas que ja tem um quadro de doença preexistente, esta mais propicias a apresentar lesões musculoesqueléticas na prática de Crossfit podem apresentar afastamento da atividade laboral e física.
Quando há necessita de realizar a reabilitação
Necessita de realizar a reabilitação, tornando-os, muitas vezes, incapazes de continuar treinando até obterem a melhora funcional. Se o ambiente for favorável para a prática de Crossfit, ele se torna uma ótima ferramenta para o trabalho funcional e aumenta a qualidade de vida do praticante, ao prevenir de lesões musculoesqueléticas e incapacidades.
Assim, pode-se rematar esse raciocínio inicial observando que o Crossfit é um esporte de alta intensidade biomecânica e fisiológica, que leva o praticante um empenho máximo em atingir seu objetivo de esforço físico e psicológico durante o treinamento.
Sendo assim, o Crossfit apesar de ser uma atividade física que apresenta uma série de benefícios fisiológicos inerentes ao esporte, envolve de maneira geral, um risco de lesões musculoesqueléticas considerável, podendo levar a afastamento e a incapacidade funcional.
Concluindo o pensamento
A conclusão o Crossfit causa lesões? Assim como qualquer outro esporte com características semelhantes, e machuca menos do que esportes de contato, como futebol, rúgbi, basquete, vôlei e handebol”, ou seja, a reeducação funcional com um fisioterapeuta esportivo irá melhorar a biomecânica do exercício, evitando lesões e melhorando performance.
Sigamos na redes sociais