Blog Ative Seu Corpo

Dor no ombro, posso continuar treinando?

Índice:

Dor no ombro
Dor no ombro

Se você escolheu o CrossFit como prática esportiva, já pode ter notado que a dor no ombro é algo comum no esporte. Mas fica a dúvida, posso continuar o treino com dor no ombro?

Segundo estudo publicado na revista especializada Orthopaedic Journal of Sports Medicine,  31% dos praticantes de CrossFit já sofreram algum tipo de lesão desde que aderiram à prática. Esse número é similar aos de praticantes de musculação, corrida e triatlo.

Como o ombro é uma estrutura envolvida em quase todos os movimentos do WOD, além de ser sujeito a várias sobrecargas nas atividades cotidianas, caso o CrossFiteiro não tenha a devida orientação do coach, as lesões podem sim surgir.

Por isso, sempre vale aquela dica de buscar um Box que priorize um treino consciente, que trabalhe a técnica dos exercícios, movimentos corretos, postura, adaptações dos exercícios de acordo com a condição física de cada aluno e evolução gradual das cargas. Conheça, pesquise, avalie o box antes de começar a treinar.

E fique tranquilo, abaixo explicaremos quando pode ou não treinar! Com o acompanhamento profissional e os exercícios adequados é possível superar a dor no ombro e ainda aumentar sua performance no CrossFit.

Por que seu ombro dói? 

Antes de mais nada, é preciso identificar a causa da dor no ombro. Afinal, dor muscular é diferente de uma dor articular.

Depois de um treino particularmente intenso é normal sentir dor muscular, pois quando o músculo é exigido de forma eficaz, microlesões nos tecidos ocorrem para na sequência iniciar a recuperação das fibras musculares rompidas.

Essa dor muscular pode ter início até 24 horas depois do treino e perdurar por alguns dias.

Apesar de merecer atenção, pois se for frequente pode indicar uma sobrecarga, a dor muscular no ombro costuma desaparecer sozinha e não evoluir para complicações mais graves.

Contudo, com a dor articular a situação é diferente. Esse tipo de dor pode vir acompanhada da dificuldade de realizar um movimento ou alongamento articular.

Em situações graves também pode haver até mesmo perda parcial da função da articulação. A dor articular no ombro pode, por exemplo, impedir a pessoa de alcançar um objeto em uma estante ou elevar o braço para pentear o cabelo.

Nessas situações, o melhor a se fazer é buscar acompanhamento com um especialista para o correto diagnóstico e tratamento adequado.

Execução incorreta de exercícios!

A Execução incorreta de exercícios, sobrecargas, má postura e traumas estão entre as causas mais frequentes de dor no ombro.

Entre os casos traumáticos que provocam dor, estão a fratura de ombro, lesão de tendão ou cartilagem e as luxações.

Já os casos de lesão por repetição, normalmente são causados por movimentos acima e abaixo da linha da cabeça. 

As principais lesões de ombro associadas ao CrossFit são a luxação, tendinopatia do manguito rotador, a osteólise da clavícula distal, artrose acromioclavicular, discinesia escapular, além de lesão do manguito rotador.

Em alguns dos casos agudos, é possível identificar exatamente o momento traumático responsável em causar a dor. Em outros, é mais difícil perceber quando essa dor surgiu ou em quais situações ela é mais frequente. 

Por isso, passar pela avaliação de um especialista é ainda mais importante. A partir da análise profissional é possível identificar o que a pessoa está fazendo que gera piora da dor, fechar o diagnóstico para iniciar o melhor tratamento, além de orientar sobre as mudanças de hábitos necessárias para que a dor não reincida. 

Posso treinar com ombro lesionado?

Uma boa notícia é que a maioria das lesões de ombro não impedem a realização do treino. A prática esportiva pode inclusive ser aliada ao tratamento da dor, sendo possível até mesmo ser recomendada uma maior intensidade. 

No entanto, só quem pode fazer essa orientação é o profissional de saúde responsável por acompanhar o caso. Se você está com dor, não aumente a intensidade do WOD por conta própria.

O fisioterapeuta deverá avaliar o tipo e grau da lesão no ombro, assim como você executa o seu treino. Em muitos casos, a má execução técnica dos exercícios pode estar comprometendo a estrutura do ombro e gerando a lesão. 

Falta de fortalecimento muscular, de alongamento e de descanso, assim como movimentos errados e cargas excessivas podem estar envolvidos nas lesões do ombro.

Tratamentos para ombro lesionado

Só após identificar e avaliar todos fatores que podem estar envolvidos para o surgimento da dor, o fisioterapeuta irá iniciar o tratamento com foco na recuperação do ombro lesionado.

Em um primeiro momento, o objetivo é aliviar a dor para que a pessoa possa retomar suas atividades cotidianas.

Ao observar a execução dos movimentos, o profissional consegue determinar se o problema é uma questão de fortalecimento muscular, coordenação postural ou a biomecânica do exercício precisa ser melhorada.

Com isso, é possível iniciar o processo de reabilitação do atleta para tratar a causa da dor, melhorar sua performance e evitar que a lesão se repita.

Muitas vezes é preciso trabalhar não só a estrutura do ombro, mas também o equilíbrio, respiração, fortalecimento do core, entre outros aspectos.

Importante destacar que cada caso de lesão é único, por isso cada pessoa precisa ser tratada de modo individualizado, de acordo com suas necessidades específicas.

Exercícios que devo evitar 

Além das invertidas, podemos citar  o overhead squats, push presses, thrusters, snatches,  e push jerks como os movimentos de CrossFit que mais causam estresse na articulação e consequente dor no ombro.

Por isso, se você já está sentindo dor no ombro, vale evitar esses movimentos até passar pela avaliação de um fisioterapeuta.

Aprender a execução correta de cada exercício, assim como manter a postura mesmo nas últimas repetições, quando a fadiga começa a ocorrer, são essenciais para evitar as lesões no ombro.

Não podemos esquecer que ouvir as orientações do coach nesses momentos podem fazer toda a diferença para não sentir dor depois.

Como você pode perceber, assim como em qualquer outro esporte, as lesões de ombro no CrossFit podem acontecer, no entanto é possível preveni-las e também tratar delas para que o seu rendimento não seja impactado.

 

Conclusão 

Geralmente, a dor não é impedimento para realizar o treino, mas só um especialista pode determinar com precisão se é hora de você parar ou não.

Contar com o acompanhamento de um fisioterapeuta para identificar o contexto do surgimento da lesão, analisando a execução dos seus movimentos torna possível eliminar o foco causador da dor, melhorando sua qualidade de vida e evitando complicações mais graves.

Cuidar da sua saúde é fundamental para render ainda mais no CrossFit. Se você está com dor no ombro e isso está prejudicando o seu treino, agende uma avaliação conosco, afinal nossa especialidade é cuidar de CrossFiteiros.

Referências:

https://www.researchgate.net/publication/307524039_An_Epidemiological_Profile_of_CrossFit_Athletes_in_Brazil

https://www.drguilhermenoffs.com.br/estou-com-problema-no-ombro-preciso-parar-de-treinar

  • Fisioterapeuta pela Universidade de São Paulo – USP
  • CREFITO-3: 293897-F
  • Especialização em Esporte e Exercício– Hospital das Clinicas da Faculdade Medicina USP (HCFMUSP)
  • Experiência na reabilitação focada em terapia manual e na reabilitação ortopédica de ombro e cotovelo na Articulab
  • Supervisor das extensões acadêmicas Liga de Fisioterapia Esportiva-USP e Fisioterapia Pró-Seleção – USP
  • Trabalhos em eventos:
    • IRONMAN 40.3 – São Paulo,
    • Desafio do Mano – RedBull,
    • BJJSTARS IV, V e VI edições.
  • Praticante de Crossfit e Jiu-jitsu