Blog Ative Seu Corpo

Tenho hérnia de disco, posso treinar Crossfit?

Índice:

Para quem gosta de praticar esportes, poucas coisas são tão ruins quanto ter de parar de fazer atividade física por causa de uma lesão ou problema de saúde.

Entre as diversas condições que costumam impedir as pessoas de treinar estão os problemas de coluna, que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 80% da população tem ou terá em algum momento da vida.

A hérnia de disco é um deles e incomoda bastante gente, pois causa algumas limitações que precisam de muita atenção, principalmente para quem tem uma vida ativa.

Vamos entender o que é hérnia de disco, o que determina a gravidade da lesão, como tratar e quais exercícios são indicados e proibidos.

O que é Hérnia de Disco

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.

A hérnia de disco é caracterizada pelo abaulamento do disco intervertebral, que pode levar a sintomas como dor nas costas e sensação de queimação ou de dormência. Ela ocorre com mais frequência na coluna lombar e na coluna cervical, e o seu tratamento pode ser feito com medicamentos, fisioterapia ou cirurgia, e, dependendo da sua gravidade, pode ser completamente curada.

A hérnia de disco pode ser classificada de acordo com a região da coluna que ela afeta:

  • Hérnia de disco cervical: afeta a região do pescoço;
  • Hérnia de disco torácica: afeta a região do meio das costas;
  • Hérnia de disco lombar: afeta a região mais baixa das costas.

O disco vertebral é uma estrutura de fibrocartilagem que serve para evitar o contato direto entre uma vértebra e outra, e amortecer o impacto gerado pelos saltos, por exemplo. Assim, uma lesão discal, ou discopatia, como também é conhecida esta condição, prejudica a função do próprio disco vertebral e ainda pressionam outras estruturas importantes da coluna, como a raiz nervosa ou a medula espinhal.

Tipos de hérnia de disco

A hérnia de disco pode ser classificada em 3 tipos, conforme veremos abaixo.

  • Protrusas

O disco sofre um alargamento, porém, o líquido gelatinoso permanece em seu local. Ainda assim, por causa do maior volume, a estrutura pode acabar tocando em regiões de grande sensibilidade nervosa, causando dor.

  • Extrusas

Ocorre o rompimento do anel fibrose e o escape do seu conteúdo gelatinoso, que sai por uma fissura na membrana e acaba pressionando elementos próximos.

  • Sequestradas

Nesse caso, há também o rompimento do anel fibroso e o escape do núcleo pulposo. Porém, o líquido acaba migrando através do canal medular para cima ou para baixo.

Além da pressão na raiz nervosa, provoca inflamação e compressão contínua, gerando dores.

Qual o tratamento para hérnia de disco?

Tratamento para os diversos Tipos de hérnia de disco

Agora que você já conheceu os Tipos de hérnia de disco vamos ver quando o tratamento é realizado corretamente, os sintomas podem desaparecer dentro de 1 a 3 meses, mas cada indivíduo responde de uma maneira ao tratamento e, por isso, em alguns casos este período pode ser maior. Para o sucesso do tratamento é importante saber a localização exata da hérnia, qual seu tipo e gravidade. O tipo mais comum é a protrusão discal e pode ser tratado com:

  • Uso de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico;
  • Sessões de fisioterapia com equipamentos, alongamentos e exercícios individualizados;
  • Quiropraxia e Osteopatia que consiste em estalar a coluna e realinhar todas os ossos e articulações;
  • Exercícios como RPG, hidroterapia ou Pilates orientado por um fisioterapeuta.

Durante o tratamento recomenda-se que a pessoa se afaste das atividades que tenham provocado a hérnia, não faça esforços e não pratique nenhum tipo de atividade física de impacto.

A cirurgia só é indicada quando o paciente não responde ao tratamento conservador e nos casos de compressão do nervo exercida por parte do disco que extravasou, que o caso mais grave da hérniade disco.

Crossfit é indicado para quem tem hérnia de disco?

Crossfit é indicado para quem tem hérnia de disco?

A metodologia do Crossfit é baseada em três principais princípios:

  • Movimentos funcionais (que se assemelham bastante com todos os movimentos diários)
  • Alta intensidade (para o desenvolvimento do melhor condicionamento físico)
  • Variação constante (uma rotina de exercícios diferente todos os dias).

Uma vez que exercícios funcionais são exercícios que assemelham as atividades da vida diária, dizer que quem tem hérnia de disco não pode fazer Crossfit é o mesmo de impedi-la de sentar ou pegar um objeto no chão.

Nosso corpo é dependente de movimento, quanto mais tempo parado, menos preparado para suportar as atividades diárias ou no trabalho, e isso acaba resultando em mais dores.

Pessoas com hérnia de disco podem participar do Crossfit como uma atividade física regular, com a supervisão de um profissional capacitado e qualificado para acompanhar, avaliar e trabalhar a musculatura responsável pela estabilização da coluna.

Mas mesmo sabendo que quem tem hérnia de disco pode praticar Crossfit é necessário lembrar que alguns exercícios não serão indicados ou até mesmo proibidos, dependendo de sua consciência corporal e condicionamento físico. A seguir iremos listar alguns desses exercícios.

Tipos de hérnia de disco fortalecimento

Exercícios não indicados para quem tem hérnia de disco, o que você precisa saber

Back Squat – Agachamento com barra nas costas

Há um problema no Back Squat, que faz com que ele seja pouco indicado para quem possui hérnia de disco. A carga, seguindo a direção da gravidade, acaba comprimindo os discos intervertebrais. Some isso ao fato de não haver apoio para a coluna e teremos um quadro que pode comprometer bastante a saúde da coluna de alguém que possua hérnia de disco.

Tipos de hérnia de disco 0

A carga vertical é um dos problemas que precisa ser evitado, por grande parte das pessoas que possuem hérnia de disco. Se a hérnia for posterior, isso se torna ainda pior. Por isso, uma pessoa com o quadro de hérnia de disco, deve evitar o agachamento.

Mesmo com uma boa execução, mantendo as curvaturas fisiológicas da coluna preservadas, há chances de haver uma compressão mais acentuada. Na maioria dos casos, usamos outros exercícios, que tem um fundamento motor e articular próximo ao do agachamento.

Se utilizar da flexão de quadril e a flexão de joelho vai ser um agachamento, um exemplo de agachamento que pode ser feito é o agachamento com bola onde pode ou não ser utilizado os pesos, a execução deste exercício é mais fácil pois, se tem o apoio da bola na parede.

Por ser um exercício extremamente completo, que envolve músculos, articulações e tendões, o squat. Desse modo paciente que tem hérnia de disco e quer fazer agachamentos precisa conhecer o limite de seu corpo.

Com acompanhamento de um fisioterapeuta do esporte que conheça Crossfit poderá trabalhar o fortalecimento de sua coluna, consciência corporal e evolução gradual de carga para praticar o Crossfit com segurança.

Um dos principais cuidados que pacientes com essa doença precisam ter na hora do exercício é não deixar o joelho ultrapassar a ponta do pé. Além disso, o ideal é evitar cargas mais elevadas e, principalmente, não realizá-lo enquanto estiver com dor.

Deadlift – Levantamento terra

Levantamento terra

O Deadlift tem um princípio parecido com o do agachamento, no que se refere a carga. Por isso, ele não é indicado pelas mesmas razões. Há uma sobrecarga sobre a coluna, que pode gerar um agravamento do quadro. Por isso outros exercícios são melhores, como por exemplo o Remo Indoor.

Entretanto se você procurou um especialista é possível que ele tenha pedido o fortalecimento do core, nesse caso, aliado com o profissional de educação física o Deadlift é um exercício muito importante, porém é necessário ter a técnica perfeita, ter atenção redobrado no aumento de carga progressivo e se precisar de acordo com cada individuo o coach vai adaptar o exercício.

Elevação pélvica com a cabeça apoiada no chão

exercício não é recomendado

Este exercício não é recomendado para pessoas que tenham hérnia de disco na região cervical. Como este movimento acaba forçando uma flexão do pescoço, ele força os discos intervertebrais. Na maioria dos casos (quando com uma gravidade menor), a utilização da cabeça apoiada em um banco, já resolve este problema. Aqui um Air Squat substitui muito bem a elevação pélvica, também pode ser feito Back Squat da forma como foi descrito.

SIT-UP – Abdominais com grande amplitude

exercícios abdominais

Determinados exercícios abdominais, acabam gerando uma pressão mais acentuada nos discos intervertebrais. Como, para que seja devidamente ativados os músculos abdominais, necessitamos de uma flexão da coluna, eles acabam sendo contraindicados.

Não de uma forma total, radical. Mas sim, com adaptações para o quadro do paciente. Por exemplo, quem tem uma hérnia de disco na região lombar, não vai fazer o abdominal remador. Mas pode fazer o abdominal tradicional, com uma amplitude menor, sem retirar a região lombar do chão e evitando uma flexão de coluna muito acentuada.

De forma geral, estes são os principais exercícios não indicados, mas adaptados para quem tem hérnia de disco. Guardadas as devidas individualidades e proporções. No final, para quem tem hérnia de disco, o mais importante é o acompanhamento de um bom profissional. Afinal, esta pessoa precisa treinar e fortalecer os músculos, para ter uma melhor estabilização. Cabe saber escolher os melhores exercícios substitutos e treinar da maneira mais adequada. Ter bons treinos para sua limitação!

Conclusão: Tenho hérnia de disco, posso treinar Crossfit?

Agora chegamos a uma conclusão, você conheceu os Tipos de hérnia de disco, e aprendeu o que você pode ou não fazer no crossfit do mesmo modo que foi dito anteriormente nesta matéria o crossfit é uma rotina de exercícios de alta intensidade que varia constantemente, mas visto também que para pessoas com hérnia de disco os exercícios podem ser feitos em uma intensidade gradativa, visando o fortalecimento dos músculos. Ou seja, é possível treinar crossfit tendo hérnia de disco, porém sempre com acompanhamento.

Agende hoje mesmo uma avaliação e comece a cuidar do seu corpo como ele merece!

Siga-nos nas redes sociais @ative.seucorpo

  • Fisioterapeuta pela Universidade de São Paulo (USP)
  • CREFITO 3/348936 F
  • Cursando Especialização de Fisioterapia no Esporte e no Exercício do Instituto Central do Hospital das Clínicas
  • Atendendo atletas do alto rendimento do Clube Paineiras do Morumby e atualmente na fisioterapia do Clube São Paulo.
  • Atendimentos particulares de fisioterapia em atletas e sessões de massagem esportiva
  • Ciclista de longa distância, completando a distância de 600 km em 36 horas pelo Clube Audax Floripa em 2017.
  • Pratiquei Crossfit no Box Moema e Campo Belo em 2016.