Por que um fisioterapeuta pode fazer toda a diferença na preparação para um campeonato de CrossFit?
Em meio a uma preparação para um campeonato, há duas possibilidades de ação para um fisioterapeuta do esporte:
- a primeira possibilidade é auxiliar na recuperação do atleta. E
- a segunda possibilidade é trabalhar na melhora da postura e na melhora do gesto esportivo, para melhorar o desempenho do atleta.
E se você quiser saber como montar sua planilha de treinos, clique aqui e baixe o e-book “Como planejar a sua preparação para um campeonato”
Vamos falar primeiro sobre a melhora do gesto esportivo.
O Fisioterapeuta e a melhora do gesto esportivo do atleta
Vamos contar a experiência do Rafael, um caso real para explicar a importância do gesto esportivo.
Rafael participava de campeonatos de ciclismo e em uma delas voltou com dor no joelho, e eu não conseguia subir e descer escadas e fazer outras atividades simples do dia a dia.
Buscou ajuda profissional e um dos médicos disse para eu nunca mais treinar. Mas outros médicos indicaram fisioterapia e começou o tratamento tradicional, com choque, calor e exercícios de fortalecimento de quadril e joelho.
Mas o que me ajudou mesmo foi quando ajustaram o banco de sua bicicleta, que estava muito alto, cerca de 5 cm acima do que é adequado para o tamanho do Rafael.
E em uma semana sentiu o joelho melhorar.
Então, percebeu que esse pequeno ajuste fez toda a diferença!
Segundo o relato do Rafael, percebemos dois acontecimentos em relação a esta prova: que foi muita sofrida e que ele se machucou.
E o nosso primeiro impulso é pensar que ele se machucou porque a prova era muito demorada, tinha um tempo longo.
Mas vimos que após uma correção em sua bicicleta, um pequeno ajuste no banco, a dor no joelho melhorou. Podemos presumir, então, que uma alteração no gesto esportivo fez toda a diferença.
Uma pequena correção na bicicleta, um ajuste de 5 cm no banco, bastou para melhorar a sua dor. É algo que pode nem parecer significativo em um primeiro momento, mas que ao longo de muitas horas pedalando faz muita diferença.
Na Wolf Fisioterapia nós entendemos que um atleta competitivo precisa ter uma boa técnica. Ele precisa ter uma boa qualidade de movimento e precisa ter uma boa postura para conseguir executar bem movimentos que ele vai repetir ao longo do seu treinamento.
Utilizamos o princípio da biomecânica do movimento, de acordo com estudos e análises cientificamente comprovadas são definidos os parâmetros para execução do movimento perfeito.
Vamos falar no movimento da bicicleta, por exemplo, que o ciclista repete várias vezes: se esse movimento é ruim, toda vez que o ciclista aumentar a carga ou aumentar a intensidade do treino, ou seja, toda vez que ele sobrecarregar o seu sistema, ele vai estar muito mais propenso a ter uma lesão em relação a um atleta que tem uma boa técnica.
Este problema técnico pode estar associado à bicicleta, que não está bem ajustada, ou a uma técnica intrínseca ao ciclista, que não usa um músculo estabilizador ou determinada musculatura.
Nós, fisioterapeutas, entendemos o gesto esportivo deste atleta para atuar de forma assertiva e de uma forma que seja positiva para o treinamento dele. Que seja pró-desempenho e não se resuma a segurar carga e não deixar ele treinar.
Sabemos, no entanto, que quando mexemos no movimento de um atleta, quando fazemos a reeducação do movimento e da postura do atleta, até que ele se acostume com esse novo movimento, vai perder desempenho.
É como em tudo na vida: quando estamos aprendendo algo novo, principalmente no que se refere à nossa capacidade motora, nós ficamos mais lentos.
Por isso, dependendo da fase de treinamento em que o atleta se encontra, não é recomendado mexer no movimento. O ideal é fazer essa correção nas fases iniciais, quando o atleta ainda não chegou a um nível mais intenso de treinamento e está próximo do campeonato.
No caso do Rafael, por exemplo, faríamos essa correção no primeiro mês de treinamento, e ele teria todo o segundo mês para treinar o novo gesto esportivo e, principalmente, para colocar intensidade em seu treino.
Se o atleta vem procurar nossa ajuda muito próximo ao campeonato, deixamos para fazer essa correção depois, quando ele vai estar preocupado em melhorar sua técnica, ver o que ele errou na competição e o que ele deve melhorar.
Agora vamos falar da segunda possibilidade de atuação de um fisioterapeuta em preparação para campeonatos.
E se você quiser saber como montar sua planilha de treinos, clique aqui e baixe o e-book “Como planejar a sua preparação para um campeonato”
O Fisioterapeuta e a recuperação do atleta
A outra possibilidade de atuação de um fisioterapeuta do esporte nos campeonatos é quando o atleta está naqueles momentos de aumento de intensidade e de volume do treino.
O atleta está passando por uma fase da programação de treinamento que é muito intensa, é um processo de treinamento que demora um certo tempo e que tem início, meio e fim.
Nesse processo, o fisioterapeuta tem condições de ajudar na recuperação muscular do atleta, de aliviar a dor e até mesmo a percepção de cansaço.
O fisioterapeuta desenvolve esse trabalho por meio da
- massagem esportiva;
- por meio do aumento do retorno venoso, feito através da drenagem linfática;
- através da aplicação do TENS, que é uma estimulação elétrica que serve para aliviar a dor; ou
- através da técnica de imobilização da articulação, que também serve para melhorar a dor.
Os fisioterapeutas têm, então, um “arsenal” com diversas técnicas para auxiliar o atleta a se manter neste nível intenso de treinamento.
No caso do ciclista, por exemplo, se ele está em uma semana de treino em que precisa pedalar 300 km todos os dias, provavelmente vai ficar muito cansado.
Então, essa é uma semana dentro da programação de treinamento em que ele está com um nível de treino muito intenso.
É uma semana crítica, em que ele precisa comer bem, dormir bem e ficar sem dor. Do contrário, quando chegar no final da semana ele não vai conseguir fazer os 300 km e não vai conseguir fazer a sobrecarga que o treinador tinha programado.
Conclusão
Gostaríamos de concluir falando sobre a importância da integração entre o treinador, entre o médico que cuida do atleta, seja médico do esporte, ortopedista ou endocrinologista, entre o nutricionista, que vai atuar na alimentação e suplementação do atleta e entre o fisioterapeuta esportivo.
Essa equipe tem que estar sempre muito integrada para entender em que fase do treinamento o atleta está e como cada um poderá, dentro da sua especialidade, dar assistência à ele, para que ele consiga atravessar essa fase e finalizar o treinamento com sucesso.
Esta equipe multidisciplinar deve estar sempre conversando para que isso de fato aconteça.
Falando um pouco do CrossFit, é muito comum que o atleta comece a praticar, goste do esporte e fique bastante empolgado. De repente aparece um campeonato, e ele decide participar. Mas não sabe exatamente como se preparar e depois sofre as consequências do mau preparo.
Nossa intenção é, através deste artigo e do e-book “Como planejar a sua preparação para um campeonato” baixar o e-book compartilhar nosso conhecimento e experiência em relação à preparação para campeonatos para ajudar você, que deseja competir.
Nós, da Wolf Fisioterapia, podemos ajudar você a programar o seu treinamento e a melhorar a sua técnica através da melhora da sua postura.
E com as técnicas de recuperação podemos ajudar você a passar por esse período de treinamento com um pouco mais de conforto.
Além disso, com técnicas como o recovering, podemos ajudar no pós campeonato, cuidando do seu corpo que passou por um grande estresse.
Vai participar de um campeonato? Ligue que podemos te ajudar a conquistar sua melhor performance! Agende uma avaliação: 11 93950-9909