Não interessa se você é atleta profissional ou amador, diversos exercícios e movimentos esportivos exigem uma amplitude extra que pode gerar sobrecargas que terminam por ocasionar lesões e consequentemente dor no ombro dos atletas.
Neste sentido, o CrossFit não é diferente de qualquer outra modalidade esportiva. A dor no ombro costuma ser comum no esporte, assim como em outras práticas esportivas, a exemplo do vôlei e da natação.
As estimativas apontam que as lesões do ombro respondem por 8 a 13% de todas as lesões atléticas de esportes competitivos.
De acordo com artigo publicado na Revista Brasileira de Ortopedia (RBO), às lesões na região do ombro chegam a acometer 66% dos nadadores, 57% dos jogadores de beisebol, 44% dos de voleibol e 7% dos golfistas.
No entanto, não só os praticantes de esportes costumam se perguntar o que fazer para aliviar a dor no ombro. Esse é um problema também daqueles que não praticam nenhuma modalidade esportiva.
Segundo um estudo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que avaliou o perfil de pacientes com dor de ombro, existe uma prevalência estimada deste tipo de dor em 14 a 21% da população em geral.
Assim, já deu para perceber que a dor no ombro pode aparecer por diversos motivos, não somente nos treinos de CrossFit. Atletas e pessoas que não praticam esportes tem dor no ombro, o importante é identificar o que está causando a dor em seu ombro para resolver o problema.
A boa notícia é que com o tratamento adequado supervisionado por um profissional capacitado, é possível superar os diversos tipos de dor no ombro.
Principais causas de dores no ombro no CrossFit
As dores no ombro podem ser causadas por problemas no próprio ombro ou mesmo por questões relacionadas à coluna cervical, má postura e tensão muscular.
Este tipo de dor pode ficar restrita a articulação, no entanto também são frequentes as queixas de pacientes sobre dor no ombro que irradia para o braço, cotovelo e pescoço.
Muitos fatores podem contribuir para as causas das dores do ombro, seja atuando de forma isolada ou em conjunto, uma vez que essa é uma estrutura complexa envolvida em vários movimentos, relacionados tanto ao esporte, como em nossa vida diária.
Entre as principais causas de dores no ombro, podemos relacionar as seguintes:
- Dentro das lesões traumáticas estão as fraturas de ombro, luxações e rupturas de ligamentos e tendões.
- Dentro das lesões não traumáticas estão as lesões por uso excessivo e repetitivo como as tendinites, bursites e lesões cartilaginosas
- Além dessas causas, existem fatores reumatológicos e genéticos que predispõem as dores no ombro como a artrite reumatóide e a frouxidão ligamentar por exemplo.
As causas mais comuns de dores no ombro na prática do CrossFit são:
- tendinite do manguito rotador,
- síndrome do impacto,
- tendinite calcificante,
- ruptura do manguito rotador,
- luxações de ombro.
Se você não tem nenhum problema diagnosticado, continue lendo e conheça as 5 dicas de um fisioterapeuta do esporte para aliviar suas dores no ombro.
O que fazer para aliviar sua dor no ombro?
Aliviar a dor no ombro é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida para o paciente, identificar as causas dessa dor para então iniciar o tratamento mais indicado para cada caso e a reabilitação do paciente em atividades simples do cotidiano, de seu trabalho até seu pleno retorno às exigências do esporte.
Por isso, é necessário contar com o acompanhamento profissional adequado para diferenciar as causas mais graves e complexas, de problemas mais simples que podem sumir naturalmente no decorrer de alguns dias.
De modo geral, algumas práticas podem colaborar para promover o alívio das dores no ombro provocadas por lesões não tão complicadas.
Confira algumas dicas que podem ajudar a aliviar a dor no ombro:
1- Repouse
Descansar a articulação do ombro é um bom meio de promover o alívio da dor. Ao repousar o ombro também é possível observar se houve algum fato causador dessa dor, como um forte impacto, algum movimento repetitivo ou mesmo se esse incômodo surgiu depois de levantar um peso excessivo.
2-Faça compressas
Fazer compressas pode ajudar a diminuir tanto a dor, quanto o inchaço.
As compressas quentes propiciam um aumento da circulação sanguínea e o relaxamento dos músculos da região, aliviando a tensão muscular. Podem ser feitas com bolsas próprias ou com tecidos quentes. Indicadas em pelo menos uma semana após o evento traumático.
Já as compressas de gelo tem o intuito de minimizar a inflação e o inchaço, indicada na hora do trauma ou no mesmo dia da piora dos sintomas de dor e inchaço.
3- Massageie a área
Massagens com movimentos circulares realizados com a ponta dos dedos, logo após a aplicação de compressas quentes no ombro, podem ajudar a aliviar a dor e a tensão.
Pomadas analgésicas e anti-inflamatórias de venda livre também podem ser utilizadas na hora de fazer a massagem. O indicado é massagear o ombro por ao menos dois minutos.
4- Alongue o ombro e o pescoço
Realizar exercícios de alongamento muscular, como por exemplo movimentos circulares do ombro e inclinar o ombro na direção da cabeça por 30 segundos, podem ser de grande auxílio para aliviar a tensão muscular.
No entanto, é preciso atenção: caso note um aumento da dor ao alongar o corpo, não deve-se repetir o movimento e sim buscar ajuda profissional.
5- Atente-se para a postura
A dor no ombro pode não estar sendo causada pela prática do CrossFit, mas pela má postura em atividades cotidianas. Deste modo, atenção à posição de trabalho no escritório, ou em profissões com exigência física, como por exemplo um professor que escreve em lousa.
Conclusão de como aliviar as dores no ombro
Afinal, quando a dor no ombro é preocupante?
Assim, caso a dor se prolongue e não tenha alívio com as práticas simples que mencionamos anteriormente, é importante passar por uma avaliação com um médico e um fisioterapeuta.
Por meio de uma análise com um especialista é possível identificar as causas da dor, dar início ao tratamento mais recomendado de acordo com o tipo de lesão diagnosticada e também mudar hábitos e posturas para que a dor no ombro não retorne.
A grande maioria das lesões do ombro não atrapalham na realização das práticas esportivas, podendo até mesmo ser de auxílio no tratamento da dor. É normal treinar com dores musculares no ombro, que são leves e levam até dois dias para melhorarem.
Contudo, só por meio de uma orientação profissional é possível determinar se é necessária uma abordagem terapêutica específica ou se apenas uma pausa no seu treino.
Por isso, antes de dar prosseguimento ao WOD com uma dor no ombro persistente, procure ajuda de um fisioterapeuta para diagnosticar o tipo e grau da lesão, bem como analisar os movimentos que você está fazendo durante o treino.
Por isso, contar com o acompanhamento de um fisioterapeuta para prevenir lesões e tratar a causa da dor e iniciar o tratamento adequado, pode evitar problemas mais graves.
Se você esta com dor persistente no seu ombro, clique aqui e agende uma avaliação conosco.
Ficou com dúvidas? Entre em contato pelo celular/ whatsapp: 11 93950-9909.