Blog Ative Seu Corpo

CrossFit: machuca, emagrece, para quem é indicado?

Índice:

CrossFit machuca
CrossFit machuca

O CrossFit é uma modalidade que está crescendo cada vez mais no Brasil. Isso porque é uma atividade dinâmica, diversificada e traz resultados visíveis, quando combinado com alimentação balanceada e uma rotina de vida saudável, independente do seu objetivo. 

Seja para quem está procurando perder peso, ganhar massa muscular, treinar cardio ou até mesmo para sair do sedentarismo, essa modalidade pode ser perfeita para você. E se você ainda tem dúvidas sobre o que é CrossFit, clique aqui e leia a matéria:  O que é Crossfit.

Mas o Crossfit machuca? Emagrece? E os mais velhos podem praticar?

CrossFit machuca
CrossFit machuca

É verdade que o CrossFit machuca? 

Assim como qualquer outra modalidade, há, sim, possibilidade do praticante se machucar enquanto realiza os exercícios, mas ela não é mais elevada do que os demais esportes. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo médico Jan Willem Cerf Sprey, médico ortopedista e especialista em medicina esportiva da Santa Casa de São Paulo, o futebol pode machucar mais do que o CrossFit. 

Isso porque 31% dos praticantes dessa modalidade indicaram que sofreram algum tipo de lesão durante a prática. Já quando falamos do futebol, o índice subiu para 60% de praticantes lesionados. 

Para esportes como levantamento de peso, musculação e ginástica olímpica, os índices de pessoas machucadas são similares ao do CrossFit.

As lesões nos exercícios, não somente no CrossFit, mas em qualquer outra modalidade, acontecem devido a acidentes traumáticos, movimentos feitos de maneira errada ou movimentos errados feitos repetidamente, o que acaba desgastando o músculo.

O indicado, então, é procurar um box que tenha um bom acompanhamento profissional, que irá ajudar na realização dos movimentos e, consequentemente, diminuir o número de lesões.

Um bom box é aquele onde o coach irá fazer as adaptações dos exercícios de acordo com o nível e prática de cada um. Além disso, ele irá acompanhar todos os movimentos executados, garantindo que sejam feitos da maneira correta. 

O ideal é que o aluno faça o movimento correto, sem pressa de aumentar cargas ou realizar diversas repetições seguidas. Caso esse movimento apressado seja feito de maneira incorreta pode trazer mais lesões do que benefícios.

Por isso, lembre-se sempre: faça o treino de acordo com o seu condicionamento, não exagere na quantidade de peso ou nas repetições. Acredite: você irá avançar mais rápido e com mais qualidade ao respeitar os limites do seu corpo. 

A segunda maior pergunta é: O CrossFit emagrece? 

CrossFit emagrece?

Os movimentos desse esporte são variados e funcionais, sendo uma mistura de exercícios de atletismo, ginástica olímpica e levantamento olímpico, trabalhando todos os grupos musculares do corpo. 

Por misturar diversos exercícios, como treino de força e atividades aeróbicas, o CrossFit pode trazer uma grande perda calórica durante o exercício e após ele. 

É o chamado efeito afterburn, que pode acontecer de 12 até 24 horas após a realização da atividade. Esse efeito acontece devido a alta intensidade dos exercícios e da diversificação deles, principalmente no levantamento de peso e cardiorrespiratórios. 

Mas, as mudanças corporais variam de acordo com a condição de cada aluno. Elas também dependem de outros fatores como alimentação, constância nos treinos e genética. 

Por isso, por mais que o CrossFit traga um emagrecimento, o primeiro resultado sentido, efetivamente, pelo praticante, é a melhora no condicionamento físico. 

Geralmente, os primeiros sinais de emagrecimento podem ser vistos a partir de 3 meses constantes de exercício e alimentação balanceada. 

Além disso, a prática também pode proporcionar o aumento da massa muscular, estimulam a produção de testosterona e do hormônio GH, que favorecem a redução da gordura corporal e o ganho de massa muscular.

E qualquer pessoa pode praticar o CrossFit?

Tenho 50 anos, posso praticar CrossFit? 

A prática do CrossFit não depende de uma idade específica. Na verdade, é necessário ver o histórico do praticante. 

Diabetes e hipertensão são exemplos de doenças de alto risco cardíaco e precisam de uma liberação médica para que o praticante comece a realizar os exercícios. 

Independente da idade, uma pessoa obesa, por exemplo, não deve iniciar o CrossFit sem uma avaliação médica prévia. 

Caso o praticante tenha algum outro problema de mobilidade ou doenças que possam atrapalhar o seu rendimento, também é recomendado que um médico faça todo o acompanhamento prévio e mensal junto à pessoa. 

O CrossFit para as pessoas a partir de 50 anos, pode melhorar a densidade óssea, força, pode melhorar agilidade para realizar as tarefas rotineiras e melhora da autoestima. 

Todos os exercícios no CrossFit são adaptados à sua realidade e condicionamento. Porém, para os mais velhos, os equipamentos e pesos são moldados de uma maneira ainda mais personalizada para a melhor realização do exercício. 

Os movimentos são mais leves, as corridas são menores e menos intensas. Mas, isso não atrapalha a qualidade e a efetividade do CrossFit.

Conclusão

O CrossFit é uma modalidade que tem muitos benefícios para o seu praticante. De fato, traz resultados expressivos e pode transformar o corpo dos seus atletas – quando está aliado a uma alimentação e estilo de vida saudáveis. 

Ao contrário do pensamento popular, o CrossFit não machuca mais do que outras modalidades, porém, é necessário ter um cuidado especial para executar os movimentos de forma correta, progressão de peso e repetições diárias respeitando os limites do seu corpo. 

Isso deve ser definido em conjunto com o coach e ter todo o acompanhamento dele durante a prática.
Se você nunca praticou o CrossFit, mas tem curiosidade de saber como é uma aula, pare de pensar e sinta, na prática, todos os efeitos desse esporte! Clique aqui e agende sua aula experimental.

Jornalista da Ative Seu Corpo