O CrossFit é uma modalidade que está crescendo cada vez mais no Brasil.
Isso porque é uma atividade dinâmica, diversificada e traz resultados expressivos, quando combinado com alimentação balanceada e uma rotina de vida saudável, independente do seu objetivo.
Seja para quem está procurando perder peso, ganhar massa muscular, treinar cardio ou até mesmo para sair do sedentarismo, essa modalidade pode ser perfeita para você.
Quer começar a treinar CrossFit, mas ainda está com dúvidas sobre esse esporte? Então, saiba por que o CrossFit é o esporte que mais crescer na última década!
O que é CrossFit?
O CrossFit é uma modalidade esportiva que atua no desenvolvimento físico em geral. Os movimentos desse esporte são variados e funcionais, sendo uma mistura de exercícios de atletismo, ginástica olímpica e levantamento olímpico, trabalhando todos os grupos musculares do corpo.
Na prática, quando pensamos em um resultado a longo prazo, o CrossFit traz uma melhora cardiorrespiratória, ganho de massa muscular, aumento de força, e pode promover o emagrecimento, otimiza a coordenação, a flexibilidade, equilíbrio, entre muitos outros benefícios.
Os exercícios praticados no CrossFit foram inspirados em treinamentos militares praticados em academias de polícia, grupos de operações táticas, exércitos, entre outros.
Por que tanta gente gosta?
O CrossFit vem ganhando muitos adeptos aqui no Brasil. Somente entre 2013 e 2019, o número de academias dessa modalidade cresceu 5.900%.
Mesmo com a pandemia do coronavírus, em 2021, no Brasil, existiam 900 boxes filiados à CrossFit, marca oficial do criador do programa, Greg Glassman, conforme falamos acima.
Em 2022, segundo um levantamento da Tecfit, 29% dos locais de treinamento de CrossFit, no Brasil, estão localizados em São Paulo, enquanto 13% estão no Rio de Janeiro e 9% em Minas Gerais.
Mas, você pode estar se perguntando: por que tanta gente gosta de praticar CrossFit?
O primeiro ponto é devido ao seu custo-benefício. O CrossFit é um treino completo, que engloba todos os grupos musculares do corpo, trabalha força, resistência, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e o cardiorrespiratório. Por isso, ele funciona para quem deseja perder peso, ganhar massa muscular, aumentar a resistência física, entre outros.
Isso quer dizer que um praticante de CrossFit não precisa realizar outras modalidades para ter um treino completo, economizando tempo e dinheiro.
Além desse benefício, o CrossFit também pode agradar por trazer bons resultados na perda de gordura, quando é praticado de maneira adequada e aliado à uma dieta saudável.
Se você tem o objetivo de perder peso, por exemplo, em uma aula de CrossFit é possível queimar cerca de 1.000 calorias e isso acontece por causa do efeito chamado afterburn.
Devido da intensidade dos exercícios, mesmo após finalizar a prática, os usuários podem continuar queimando calorias por mais 24 horas pós-exercício.
E a transformação corporal rápida não se trata apenas da perda de peso. Para quem deseja definir o corpo e ganhar massa muscular, também pode apostar no CrossFit como uma boa solução.
Outro ponto que torna a modalidade tão querida pelos praticantes é o dinamismo.
Se você está na academia e não gosta das repetições dos exercícios, então, o CrossFit é a prática ideal para você.
Isso porque os exercícios apresentados são dinâmicos e, cada dia de treino é uma combinação diferente, mas sempre envolvendo práticas que irão trabalhar o corpo todo e de acordo com a consciência corporal e limitação de cada aluno.
Por fim, o CrossFit é querido por muitas pessoas porque é um ótimo mecanismo na redução do estresse e ansiedade.
Além de liberar todos os hormônios da felicidade, assim como qualquer outro exercício, como as aulas são feitas em grupo, o ambiente é mais descontraído do que uma academia, onde cada atividade é feita de maneira individual.
Por que os CrossFiteiros dizem que são uma comunidade?
Os exercícios do CrossFit são feitos de maneira coletiva, mas com cada aluno respeitando os seus limites e o nível de consciência corporal, força e flexibilidade individuais.
E, justamente por serem feitos de maneira coletiva, os praticantes se ajudam na melhora dos movimentos e avanço do nível de intensidade de cada um. Quem treina já ouviu do seu colega:
– Não desiste, é assim mesmo!
– Já passei por isso, você supera
– Força aí, vamos!
– Parabéns! Conseguiu!
– Quero te ver amanhã, hein!
Todo esse ambiente, cria uma atmosfera saudável, o que faz com que os primeiros dias do praticante sejam mais fáceis e ele tenha cada vez mais vontade de voltar e superar o que fez no treino anterior. A sua superação e evolução é individual, mas incentivada e comemorada por todos do grupo.
O ambiente do box é motivador e cria laços entre todas as pessoas, que vão além dos limites de treino, se estendendo à vida pessoal também.
Por fim, a vontade de querer viver um estilo de vida mais saudável e feliz, faz com que os CrossFiteiros criem uma comunidade única.
Quais os benefícios do CrossFit no nosso dia a dia e na saúde?
Até esse momento, você pôde perceber que o CrossFit traz diversos benefícios para o corpo, não é mesmo?
Mas, e quando se trata da saúde física? O CrossFit também traz benefícios?
A resposta é: sim! Ele pode melhorar muito a qualidade de vida do praticante. Confira alguns dos principais benefícios:
Aumenta a flexibilidade
A flexibilidade é um fator importante para o dia a dia de uma pessoa. E, se você acha que ela só é utilizada na hora de fazer exercícios, pode estar errado.
A flexibilidade ajuda a realizar exercícios e tarefas no dia a dia sem sentir dor, como subir em uma escada, alcançar algum objeto, agilidade por exemplo. Além disso, na hora de praticar os exercícios físicos, ter uma maior flexibilidade pode prevenir o estiramento muscular e outras lesões.
Melhora a qualidade do sono
Um dos benefícios do CrossFit é ajudar na qualidade do sono do praticante.
Isso porque o corpo estará funcionando melhor, assim como a mente, já que essa prática também é muito benéfica para a redução do estresse.
E uma noite de sono de qualidade é essencial para emagrecer, melhorar o humor, o raciocínio, a memória e até mesmo a imunidade.
Ajuda na resistência mental
Superar-se frequentemente é um dos desafios do CrossFit. Isso, combinado com os exercícios diferenciados diariamente são grandes estímulos para a mente do praticante.
Todo esse dinamismo e vontade de superação cria estímulos cerebrais diferentes, o que ajuda para uma mente mais focada, resistente e dinâmica.
É um grande incentivo à alimentação saudável
Conforme você viu, o ambiente do CrossFit é de companheirismo e comunidade, mesmo fora dos boxes.
Por isso, os praticantes são incentivados a terem uma melhor alimentação, o que também pode ajudar no desempenho dos treinos.
Conclusão
Em um lugar em que todos treinam juntos: sedentários e atletas, gordos e magros, jovens e mais velhos, com ou sem restrições como uma grande família.
Aliada ao espírito de equipe onde as pessoas incentivam e se motivam a evoluírem no esporte tornam o CrossFit mais do que uma atividade física, um estilo de vida, que conquistou as pessoas e tornou o esporte que mais cresceu na última década.
Se você nunca praticou o CrossFit, mas tem curiosidade de saber como é uma aula, pare de pensar e sinta, na prática, todos os efeitos do CrossFit. Clique aqui e agende sua aula experimental.