O CrossFit tem se popularizado cada vez mais no Brasil. Com certeza você conhece ou já passou por um box dele próximo a sua casa, não é mesmo?
Com movimentos funcionais de alta intensidade, competições e treinos variados, a modalidade garante ao praticante um corpo esculpido de maneira agitada e sem monotonia.
Porém, junto com a difusão da modalidade, veio também, a dúvida: será que o CrossFit machuca? Afinal, por se tratar de treinos intensos, a impressão é de que se trata de algo potencialmente perigoso para os praticantes.
Para saber a resposta dessa pergunta e conferir mais sobre o CrossFit, conversamos com Danilo Vecchio, proprietário do Crossfit Chácara, um dos pioneiros do Crossfit no Brasil. Confira o conteúdo exclusivo que preparamos!
Afinal, CrossFit machuca mais do que outras modalidades?
A resposta para essa pergunta é não! O CrossFit não é um esporte que machuca mais do que outras modalidades, conforme muitas pessoas alegam.
Existe, sim, o risco de uma lesão do praticante, porém, esse risco é igual ou, em alguns casos, menor do que em outros esportes.
Foi o que comprovou o estudo feito no Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Segundo a análise dos pesquisadores, a taxa de lesões no CrossFit não é considerada elevada: 3.1 lesões a cada 1.000 horas de treinamento.
Para efeito de comparação, foram encontradas as seguintes taxas de lesões a cada 1.000 horas de treinamento:
- Corridas de rua: 2,3 a 33 lesões;
- Handebol: 2,5 lesões;
- Triatlo: 5,4 lesões;
- Ginástica: 5,45 lesões;
- Futebol: 9,6 lesões;
- Rugby: 26,7 lesões.
A conclusão da pesquisa caracterizou o CrossFit como um programa de treinamento físico que pode ser praticado com segurança por indivíduos de 18 a 69 anos.
Um outro estudo, feito por Jan Willem Cerf Sprey, médico ortopedista e especialista em medicina esportiva da Santa Casa de São Paulo, indicou que 31% dos praticantes de CrossFit já sofreram alguma lesão desde que começaram a treinar.
Em outros tipos de treinos, como musculação, ginástica olímpica, levantamento de peso, corrida e triatlo, o percentual de pessoas machucadas foi semelhante.
Em contrapartida, 60% dos praticantes de futebol relataram que sofreram alguma lesão praticando o esporte, dentro do período de um ano. Este índice é o dobro em relação aos praticantes de Crossfit.
Como prevenir lesões no CrossFit?
Conforme você pôde perceber acima, o CrossFit é um esporte de alto impacto e, mesmo que não cause mais lesões do que os demais treinamentos, ainda é preciso cuidado para a sua prática.
É importante salientar que, para alcançar melhores resultados de forma segura, é necessário o acompanhamento de um instrutor físico capacitado, que irá ajudar os praticantes com as posições e movimentos corretos.
Segundo uma pesquisa feita pela University of Rochester School of Medicine and Dentistry, nos Estados Unidos, alunos que tiveram maior orientação por profissionais durante os treinos, tiveram menores taxas de lesões.
Além disso, é importante atentar-se a outros fatores para prevenir lesões no CrossFit, como:
Não pule os períodos de descanso
Para garantir que o seu treino trará resultados sem nenhum tipo de lesão, respeite o tempo necessário para que o seu corpo se recupere.
Não posso treinar todos os dias? Sim, pode treinar todos os dias, desde que tenha variação nos membros trabalhados. Por exemplo: não posso treinar levantamento de peso todos os dias para não sobrecarregar os ombros. Mas posso treinar levantamento de peso em um dia, pernas em outro dia e assim o variar os treinos e as cargas em seu corpo.
Importante é você respeitar os limites de seu corpo. Quando um atleta não respeita o período de descanso, ele pode apresentar sintomas de esgotamento físico, fraqueza, irritabilidade, desequilíbrio hormonal e lesões.
Isso porque a intensidade do exercício é tão grande que o corpo pode continuar queimando calorias mesmo um dia depois do treino. Esse efeito é chamado After Burn.
Seu head coach é responsável por montar uma planejamento de treinos dinâmicos, variados e saudáveis para seu corpo, que trabalhe sua capacidade física como um todo. Mas você é responsável por respeitar seus limites e cuidar de seu corpo.
Controle as suas cargas
Assim como na musculação e em outros tipos de treinamentos, é possível – e é necessário – controlar as cargas dos exercícios.
Escute o seu treinador e vá evoluindo pouco a pouco. Comece, em primeiro lugar, dominando os exercícios básicos, com cargas menores para, em um segundo momento, começar a aumentar o peso ou a complexidade dos exercícios.
Não há motivos para ter pressa! Constância, foco e paciência são as chaves para a transformação corporal que você tanto deseja!
Não pule o alongamento
A parte de alongamento é fundamental para evitar lesões no CrossFit.
Muitas vezes, os praticantes desejam iniciar os exercícios diretamente, mas o alongamento funciona, para o músculo, como um despertador.
Ele irá estimular as fibras musculares e, consequentemente, dar mais fluidez aos movimentos, ajudando a evitar lesões.
Mas, é importante lembrar: assim como as cargas dos exercícios, não faça além do que o seu corpo aguenta! O alongamento também deve ser praticado e melhorado diariamente.
Benefícios do CrossFit
O CrossFit junta exercícios aeróbicos, cardiovasculares, exercícios com pesos, entre outros.
Por conta disso, ele movimenta todos os grupos musculares e traz benefícios para o corpo todo. Confira alguns dos principais:
Contribui para o emagrecimento e aumenta a massa muscular
Para quem quer perder aquela gordurinha extra e aumentar a massa muscular, o CrossFit é o local ideal para isso, já que, conforme falamos acima, devido a intensidade dos exercícios, o corpo pode seguir queimando calorias mesmo 24h após a realização do treino.
Além disso, por envolver outros exercícios com pesos, o CrossFit também ajuda no aumento da massa muscular, que, por sua vez, ajuda na definição corporal, fortalece o corpo, contribui para a prevenção de lesões e também favorece o emagrecimento.
Reduz o estresse e contribui para o bem-estar mental
Nos dias atuais, as rotinas estão cada vez mais estressantes e exaustivas. Por isso, manter uma prática frequente de exercícios físicos libera hormônios que proporcionam prazer e bem-estar para o praticante.
Esses hormônios ainda contribuem para:
- Melhorar o bom-humor;
- Diminuir a ansiedade e o estresse;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Melhorar a memória;
- Aliviar a dor.
Melhora a rotina
O CrossFit envolve exercícios de agachamento, levantamento de peso, alongamentos, entre outros movimentos que são muito úteis no dia a dia dos praticantes.
Além disso, para quem trabalha sentado em frente ao computador durante o dia, o CrossFit pode ser uma ótima opção para melhorar o fluxo sanguíneo que chega até o músculo – fundamental para manter a saúde em dia.
Agora que você entendeu que o CrossFit não machuca e nem lesiona mais do que outras modalidades, que tal procurar o box mais próximo da sua casa e fazer a sua inscrição?
Lembre-se de procurar um local seguro, que tenha bons profissionais para orientá-lo e vamos começar a transformação do seu corpo de maneira saudável e segura.
E não se esqueça de compartilhar esse texto em suas redes sociais para alertar os seus amigos: o CrossFit não machuca mais do que outros esportes! Siga-nos nas redes sociais @ative.seucorpo
E se você ainda não conhece o CrossFit, venha conhecer e tire suas próprias conclusões. Clique aqui e agende sua aula experimental.